top of page

Retomada das Viagens - Porto Seguro, Julho/2020

A TSTour, pensando em ajudar nossos clientes na escolha dos destinos para suas próximas

viagens, e aproveitando a expectativa de reabertura das atividades turísticas na cidade de Porto

Seguro, foi até lá para ver de perto como estão as medidas de segurança e como estão os locais

turísticos.

Nossa viagem começou dia 12 de julho, pelo aeroporto de Guarulhos, fomos pela Latam.

Vamos começar pelo web check-in, foi disponibilizado 48 horas antes do embarque, utilizamos

o aplicativo e foi tudo bem, esse aplicativo está funcionando, desde muito tempo antes da

pandemia, e continua simples e prático.

Como levamos bagagem a ser despachada, na chegada ao aeroporto, no Terminal 2, existiam

vários totens para emissão das etiquetas das bagagens, e existiam vários colaboradores da

Latam, orientando as filas, tanto sobre distanciamento social e uso de máscara, quanto sobre

uso do sistema. Foi tudo rápido e simples.

DIRETOR ALGACIR DA TSTOUR E ESPOSA, EMBARCANDO PARA PORTO SEGURO

Existia uma fila para entrega da bagagem, como sempre aconteceu. Mas foi rápida, pois existiam várias posições de atendimento funcionando.

BALCÃO DA LATAM EM GUARULHOS

Então, quando fomos embarcar, no portão de acesso, a equipe do aeroporto estava medindo a

temperatura, no raio-x, todos de máscara e com luvas, e a sinalização de distanciamento, no

solo, era bem visível.

O embarque foi organizado por grupos, como sempre foi feito pela Latam. A diferença foi o

distanciamento e o uso de máscaras, o sistema de som do aeroporto, o tempo todo orientava

sobre as novas regras.

VOO GRU-BPS, ANTES DA DECOLAGEM

Dentro do avião, que estava cheio, a equipe de bordo, com máscara e luvas, e como era esperado, o avião foi todo limpo, cheirava limpeza. E o sistema de troca de ar, é muito eficiente, renovando o ar a cada 3 minutos. Não tinha nenhum passageiro ou tripulando tossindo ou com sinais de

febre ou dor. A grande novidade foi no desembarque, pois, foi por fila, começando pelas

filas da frente, e todos os passageiros ficaram sentados aguardando a sua

fila ser autorizada, isso eu nunca tinha visto antes.

No Aeroporto de Porto Seguro, o recebimento da bagagem, ainda está um pouco tumultuado,

apesar das orientações, a sala é pequena e o volume de pessoas é grande. Observamos álcool

em gel em vários lugares. Foi solicitado o preenchimento de um formulário impresso (que

poderia ser feito on-line também).

AVISO NO AEROPORTO DE PORTO SEGURO

Optamos por alugar um carro, e a localiza estava transportando uma família por vez, até o pátio dos carros.

Nossa reserva era para o Hotel Solar do Imperador, que fica bem perto do aeroporto, optamos

por ele, pois já sabíamos que, nos primeiros dias (12 a 14/07), os restaurantes na cidade estariam

fechados, e a diária escolhida foi com café da manhã e jantar.

O Hotel estava totalmente preparado para receber os clientes nesse “novo normal”. Álcool em

gel em vários lugares, sinalização de distanciamento na recepção, equipe com máscara e luvas,

medição de temperatura na portaria do prédio e na entrada do restaurante. No restaurante

havia uma boa distância entre as mesas, o buffet foi alterado para à la carte. A comida estava

ótima. O Sidnei e a Bianca, dois ótimos exemplos da equipe, mostraram que foram bem

treinados para atenderem com distanciamento, cortesia e excelente conhecimento da situação

na cidade e no hotel, das regras e das alterações.

HOTEL SOLAR DO IMPERADOR, EM PORTO SEGURO

A cidade estava somente com as lojas abertas, por isso, preferimos conhecer os pontos turísticos

que não estavam com acesso restrito, tudo estava bem vazio.

PORTO SEGURO

Alguns restaurantes, como as redes Bob’s e McDonalds estavam atendendo por delivery.

Nos dias seguintes, fomos para Coroa Vermelha, pois lá, os restaurantes estavam abertos.

Optamos por conhecer o restaurante Colher de Pau Coroa Vermelha (eles têm 3 unidades, mas

só a de Coroa estava aberta). Esse restaurante estava todo preparado para receber os clientes,

equipe toda de máscara e protetor facial, todas as mesas com distanciamento e eram limpas

antes do uso, o cardápio era limpo antes de ser entregue ao cliente e tinha a opção de cardápio

virtual, que era acessado por um QR-Code, impresso e colado na mesa. Esse restaurante fica na

beira da rodovia e é “pé na areia”. Na praia, poucas pessoas, por isso, o distanciamento foi

tranquilo.

RESTAURANTE COLHER DE PAU, EM COROA VERMELHA

A comida estava muito gostosa e feita com qualidade, e com porções generosas.

O restaurante e a praia, estavam vazios durante a semana, e no sábado (18/07) já estavam com

mais clientes, mas o distanciamento, ainda sim, foi possível.

Nessa semana que passamos, foi possível visitar vários pontos turísticos de Porto Seguro e

região.

Na região Norte, fomos até Santa Cruz Cabrália, que estava com os restaurante e atrações

fechados, somente foi possível conhecer o centro da cidade e a praia, o clima não ajudou.

SANTA CRUZ CABRÁLIA

Em Coroa Vermelha, os restaurantes estavam abertos, a cidade estava bem movimentada, mas

a grande maioria da população estava de máscara, paramos em um supermercado, e todos os

colaboradores estavam com máscara e tinha álcool em gel disponível.

Na região Sul, no dia 14/07, fomos até Arraial D’Ajuda, que estava com todos os restaurante e

atrações fechados, com isso, foi possível somente visitar o centro histórico e as praias, que sem

a estrutura aberta, estava bem vazia. Nesse dia fomos informados pelas pessoas que

trabalhavam nos restaurantes, que a prefeitura alterou a data da reabertura para 01/08, o que

gerou uma insatisfação bem grande nas pessoas que trabalham no comércio e no turismo.

ARRAIAL D'AJUDA

Em todas as localidades era a mesma imagem desoladora, hotéis e restaurantes todos fechados,

desde março, alguns estavam em reforma, outros simplesmente fechados, quase abandonados.

Fomos também até Trancoso, que também estava com todos os restaurantes e atrações

fechadas. Com isso, as praias estavam bem vazias.

TRANCOSO

Como choveu bastante, as estradas de terra, que dão acesso à Praia do Espelho, Itapororoca,

Curuípe, e entre a Praia dos Nativos e a Praia de Taipe, estavam bem ruins, com muitos buracos

e muita água acumulada na estrada. Mas as praias valem o esforço.

PRAIA DO ESPELHO E A ESTRADA QUE DÁ ACESSO À ELA

No caminho entre Trancoso e Arraial, paramos na Pousada Estrela D’Agua, um lugar muito

bonito, que está com autorização para manter aberta a estrutura de praia, essa pousada está

totalmente preparada para o momento, com medição de temperatura na entrada, mesas

afastadas, hóspedes são atendidos em um setor e os visitantes em outro. A comida muito

gostosa.

RESTAURANTE DA POUSADA ESTRELA D'AGUA

Na travessia entre Porto Seguro e Arraial, a balsa está operando a cada 30 minutos, a máscara é

obrigatória e existe orientação para não sair do carro, apesar de existir assentos para transporte

de pedestres. Mas toda a equipe de terra e a bordo, estava de máscara.

Na viagem de volta dia 19/07, o aeroporto estava vazio, quando chegamos, o avião estava limpo

e os procedimentos foram seguidos com na viagem de ida, a diferença é que nesse voo, os

lugares estavam limitados a 70% da aeronave, com isso, os assentos do meio estavam vazios e

não era possível marcar, nem pagando, somente existia disponibilidade para janela ou corredor.

VOO BPS-GRU, ANTES DA DECOLAGEM

Como o desembarque também foi lento, por ser fila a fila, quando chegamos para retirar a

bagagem, as malas já estavam passando na esteira, com isso, foi rápido e não houve

aglomeração.

Em resumo, foi uma experiência bem diferente, mas notamos que o destino Porto Seguro está

preparado, e aqui nosso agradecimento ao Hotel Solar do Imperador e ao Restaurante Colher

de Pau – Coroa Vermelha, que colaboraram para que tudo acontecesse na maior tranquilidade,

conforme, segurança e confiança.

Agora você sabe: mesmo na pandemia, a TSTour te leva!