top of page

MARAGOGI -O Caribe brasileiro

O município de Maragogi, também conhecido como o Caribe brasileiro, fica no trecho do litoral alagoano conhecido como Costa dos Corais pela grande quantidade deles nas praias e a cidade é considerada a Capital da Costa dos Corais. E por causa deles, as tão famosas piscinas naturais se formam a poucos quilômetros e algumas a apenas poucos metros da costa, o que torna as praias da região tão procuradas pelos turistas.


Além de Maragogi, tanto no sentido Norte como no Sul, há várias praias vizinhas que são atrações muito disputadas pelos turistas. Ao Norte estão Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros e Praia de Tamandaré. Ao Sul de Maragogi, estão Jarapatinga e São Miguel dos Milagres, entre outras.



Como chegar

Para quem vai de avião, Maragogi pode ser acessada através dos aeroportos de Maceió e de Recife, ficando aproximadamente no meio do caminho entre as 2 capitais nordestinas. Então fica a critério do viajante ver a melhor opção por onde chegar.



Onde se hospedar

Maragogi ainda está em fase de desenvolvimento quando se trata de opções de hotelaria, com novas opções sendo inauguradas periodicamente. As alternativas são bem variadas para todos os gostos e todos os bolsos, com hostels, pousadas, hotéis e resorts. Escolha a sua alternativa mas reserve com antecedência, já que é um destino muito procurado e que ainda não tem um grande número de hospedagens (como temos em Porto de Galinhas, por exemplo). Assim costumam esgotar rápido, principalmente em alta temporada e feriados.



O que fazer em Maragogi

Para quem vai ficar apenas 1 final de semana, a dica é fazer os passeios às piscinas naturais por ser a atração mais famosa da praia. Esses passeios podem ser contratados por antecedência com seu agente de viagem com preço já definido, ou no próprio local sujeito à cobrança do valor que o organizador do passeio tiver no momento. Mas pra fazê-los é recomendável ver a tábua das marés porque eles só acontecem quando está baixa.


Para quem terá mais tempo, as opções aumentam.

Alugando um carro ou um buggy, um passeio maravilhoso é conhecer as praias vizinhas do litoral Norte. O visual é lindo e o mar delicioso para banho. Há alguns restaurantes para quem pretende ficar mais tempo.



Em outro dia, pode seguir para as praias próximas do litoral Sul. São um pouco mais distantes, mas lindíssimas. Têm mais estrutura do que as do litoral Norte, como quase todas têm uma cidadezinha de apoio, as opções para alimentação são maiores. Quem não pretende fazer passeios de barco porque não gosta, não passa muito bem, ou não quer alugar um carro/buggy, aproveitar a praia também é uma delícia. O mar de Maragogi é muito limpo, de um azul encantador. Com certeza relaxar na areia diante daquela paisagem já é uma excelente opção para quem vai descansar e curtir uma bela praia. Além de poder esticar o horário e presenciar o pôr-do-sol belíssimo!




O que comer em Maragogi

Como não poderia deixar de ser, os principais pratos da cidade são os frutos do mar. E em Maragogi alguns deles têm destaque especial pela facilidade e acesso à pescaria.

Um dos meios de sustento do moradores, além do tradicional peixe, é o marisco. Molusco que é extraído na maré baixa pelas marisqueiras e que está presente em praticamente todos os bares e restaurantes, são oferecidos como petisco feitos no molho de coco ou como recheio de uma fritada.

Outra iguaria sempre presente nas mesas da região é o polvo, também oferecido no molho de coco como petisco ou como prato principal preparado com arroz.

Para quem topa um prato mais caro, o lagostinho e a lagosta fazem bonito nos cardápios dos restaurantes. mas só na época que a captura é liberada. Podem ser o ingrediente principal de um prato ou chegarem à mesa como petisco ainda com a casca.

E claro que o caranguejo e guaiamum não poderiam ficar de fora dessa lista. Os alagoanos chamam de caranguejo o que é conhecido como guaiamum em outros lugares (aquele que é mais roxinho) e como uchá, o que é conhecido como caranguejo (aquele que é mais vermelho). São vendidos por unidade nos bares e restaurantes, ou em casquinhos, ou em fritadas, depende do lugar.

São muitas opções, desde restaurantes à beira-mar a outros que ficam nos hotéis e que são abertos ao público, mas esses têm preços mais salgados. Caminhando pela orla, há vários estilos, dependendo do gosto e do bolso: comida japonesa, creperias, pizzarias e lanchonetes. A carne-do-sol e a tapioca também têm seus lugares garantidos.

E para quem gosta, há também opções de bares/restaurantes à beira-mar que oferecem petiscos, peixe frito com cerveja gelada e água de coco.




Esperamos que você tenha gostado das informações sobre Maragogi. Fique atento(a) no nosso Blog, vamos trazer muitos outros destinos no Brasil e exterior. Fique sabendo que, para qualquer um eles, a TSTour te leva!

60 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page