top of page

Portugal: tudo o que você precisa saber!


Desta vez o Blog TSTour traz várias dicas de Portugal para quem está começando a planejar uma viagem para lá.

Até pouco tempo, Portugal não era um destino europeu tão procurado mas isso mudou, inclusive ganhou o prêmio de melhor destino turístico da Europa recentemente.

A premiação foi justa, pois há muito o que fazer em Portugal, já que o país possui inúmeras atrações turísticas que podem fazer da sua viagem uma experiência inesquecível!

Ponte Luiz I - Cidade do Porto

Como chegar a Portugal

O principal aeroporto de Portugal fica a 7 km do centro da capital e se chama Lisboa-Portela, é o principal ponto de entrada do país.

Outras cidades de Portugal, como Porto e Faro, também contam com aeroportos de grande porte, assim como o aeroporto de Funchal e Ponta Delgada; então, dependendo da região portuguesa para a qual você pretende ir, eles podem ser mais vantajosos.

Entre as companhias aéreas, a mais famosa é, sem dúvidas, a TAP, que é portuguesa e oferece voos diretos do Brasil a Portugal. Mas, por ser um país europeu, diversas cias aéreas fazem o trajeto Brasil-Portugal, como KLM, Air France, Iberia, British Airways, Azul, Lufthansa, etc. As cias. brasileiras também tem voos para lá, sendo que a Azul e Latam possuem voos diretos.


Aeroporto Internacional de Lisboa (Lisbon/Portela)

Documentação necessária para ingressar em Portugal / Moeda local

Portugal segue o esquema dos países europeus, no qual um visto especial não é necessário, desde que o turista permaneça por no máximo 90 dias.

Na imigração em Portugal, é necessário apresentar somente o passaporte com validade mínima de 3 meses, porém o seguro saúde com cobertura de 30.000 euros é um item obrigatório, já que Portugal faz parte do Tratado de Schengen.

Itens como passagem de ida e volta e comprovante da reserva da acomodação são sempre essenciais de ter em mãos, pois podem ser pedidos na imigração como fator de prova de que a intenção não é ficar ilegalmente no país.

Quem pretende alugar carro em Portugal, pode usar apenas a carteira de motorista, sem a necessidade de tirar a PID (carteira internacional de habilitação), mas observe se ela não vai vencer no meio da sua viagem. E esteja sempre com o passaporte junto, para que a autoridade local possa conferir se você está em situação legal no país, caso seja parado em alguma blitz.

A moeda oficial em Portugal é o Euro, que você pode comprar em casas de câmbio fora ou dentro do país. Se você deixar para comprar euros somente em Portugal, tenha em mente que nos aeroportos os preços são sempre mais altos. Assim, é mais vantajoso comprar em casas de câmbios nas cidades portuguesas.


Clima

Portugal possui clima mediterrâneo, com verões secos e invernos não tão rigorosos como em outras regiões da Europa. O mar influencia bastante o clima do país, que possui algumas pequenas diferenças de acordo com a região. Por exemplo, na região Sul, o clima é mais quente, se aproximando do tropical. Já no norte de Portugal, o frio pega mais forte e em alguns momentos, chega a nevar. Porém, a região litorânea sempre acaba sendo mais quente, mesmo na parte norte.

No geral, de novembro a março, os meses são mais úmidos e chuvosos, e em julho e agosto o clima fica bem quente, dando mais chance de aproveitar o dia, por conta de o sol se pôr mais tarde e os dias serem mais longos.

Praia na cidade de Nazaré durante o verão

Qual a melhor época para visitar Portugal?

De um modo geral, Portugal tem uma grande vantagem em relação a outros países europeus: é um país bom para se visitar durante o ano todo. Mas, claro, dependendo do seu gosto e disponibilidade, umas épocas podem ser melhores que outras.

A primavera local (entre março e junho), é uma ótima época para visitar o país, pois há muitos lugares floridos e coloridos, e ao mesmo tempo, o calor não é tão acentuado e os dias já são mais longos, com sol até as 20:00h ou mais.

O outono (de setembro a começo de dezembro) também segue esse princípio e pode ser outra ótima época para ir. O verão (período do inverno brasileiro) é divertido, porém muito quente, costuma ter muitos turistas, e os preços são mais caros. No inverno (verão no Brasil), por outro lado, os lugares estão menos cheios, e a viagem sai mais barata, já que é baixa temporada.

Jardim na cidade de Braga durante a primavera

Principais pontos turísticos

O país é pequeno, mas cheio de atrações e pontos turísticos. Portugal é rico em história e cultura, já que diversos povos passaram por seu território, como celtas, árabes, mouros, fenícios, romanos, etc. Uma mistura assim com certeza daria belas construções e herança cultural extensa.

Cada cidade possui diversas atrações históricas e boas oportunidades gastronômicas, até as pequenas vilas, que representam bem o estilo de vida português: qualidade de vida, tranquilidade e, principalmente, viver bem com pouco.

Abaixo, segue uma relação de lugares que devem estar nas suas opções de passeios, mas apenas como sugestões. Afinal, ninguém melhor que você mesmo(a) para definir seu roteiro favorito.

Principais destinos em Portugal: Lisboa / Porto / Vale do Douro / Algarve / Lagos / Óbidos / Ilha da Madeira / Alentejo / Évora / Sintra / Fátima / Coimbra / Nazaré / Aveiro / Braga / Guimarães / Barcelos / Ponte de Lima / Tomar / Batalha / Troia / Cascais / Arraiolos


O "Hippotrip" em Lisboa, ônibus anfíbio que oferece passeio pelo Rio Tejo. Ao fundo, a Torre de Belém, um dos cartões postais de Portugal.

Comidas típicas portuguesas

A gastronomia portuguesa é bastante famosa pelos frutos do mar e pelos doces à base de ovos e muito açúcar. Destaques também para os vinhos e os azeites do país.

O bacalhau, é o prato mais consumido em qualquer das cidades de Portugal e há diversas formas de preparo, mas com certeza, um que é bastante conhecido dos brasileiros é o bolinho de bacalhau, servido em praticamente todo boteco.

Em Portugal, existe a alheira, um enchido de carnes variadas (em especial de aves) e defumadas, que se parece com uma linguiça. Dá para ser assado, frito ou até enrolado em massa folhada.

Um prato muito apreciado é o Polvo Grelhado. Porém, se não for bem preparado pode ficar com uma consistência borrachuda. A recomendação é, uma vez em Portugal, se informar com os locais onde é servido Polvo Grelhado de qualidade, daquele que derrete na boca!

Um produto que faz parte da gastronomia portuguesa é, sem dúvida, o Queijo da Serra da Estrela, que tem até selo de autenticidade! Cremoso por dentro, o queijo é considerado o mais antigo do país.

Quem come uma simples broa na padaria pode não saber que a origem é portuguesa. O simples pãozinho de milho e centeio é servido nas entradas das refeições em Portugal e é muito característico do país.

Recomendamos a você, provar um prato chamado Francesinha. Com origem na região do Porto, é uma espécie de sanduíche de bife, bacon, queijo, chouriço e fiambre (um tipo de presunto), que é coberto com queijo e levado ao forno, para depois ser adicionado o molho picante à base de tomate, cerveja preta e vinho do Porto.

Agora, falando em doces, tem o famoso Pastel de Belém, que só é feito na pastelaria de mesmo nome em Lisboa. Nas demais cidades portuguesas ele é chamado de pastel de nata. É tipo uma tortinha folhada feita à base de ovos, muito saborosa. O Pastel de Santa Clara é outra iguaria portuguesa, feito de massa folhada finíssima e polvilhado com açúcar.


Algumas das principais iguarias portuguesas: acima à esquerda, o Bacalhau à Portuguesa. Acima à direita, Polvo Grelhado. Abaixo à esquerda, a Francesinha. Abaixo à direita, o Pastel de Belém ou Pastel de Nata.

Para finalizar, os portugueses na sua grande maioria são bastante corteses e tratam bem os turistas. Os preços, exceto em alta temporada, costumam ser abaixo da média da maioria dos países da zona do Euro. Planeje sua viagem para Portugal e conte conosco para realizá-la, a TSTour te leva!

30 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page