Calendário do Advento

              3 de dezembro - ALEMANHA

 O Advento é a parte mais celebrada do Natal na Alemanha. Eles fazem diferentes tipos de calendários de adventos para a família, de chocolates, de cartões, de velas, de caixas com presentes e muitos outros. As famílias decoram suas casas com o chamado 'Advent Kranz', uma guirlanda com 4 velas que é deixada em cima da mesa. Cada vela deverá ser acesa em um dos quatro domingos do advento. As árvores de Natal também são muito importantes desde a idade média. Tradicionalmente, a Árvore deverá ser enfeitada pela matriarca da família e fica do lado de fora da casa e, apenas na véspera do natal, deverá ser trazida para dentro. O dia 25 de dezembro é chamado de ‘Erste Feiertag’ (primeira celebração) e é neste dia que os presentes são trocados pelos familiares após a ceia onde normalmente é servido Carpa ou Ganso. O dia 26 de dezembro é também feriado e é chamado de ‘Zweite Feiertag’ (segunda celebração) ou ‘Zweiter Weihnachtsfeierta’ (Dia de encaixotar) e é literalmente isso que eles fazem, arrumam e encaixotam todas as decorações.

Embora algumas crianças escrevam cartas para o Papai Noel ou ‘der Weihnachtsmann’, a tradição é de deixar cartas decoradas na beira das janelas para o ‘das Christkind’ (Menino Jesus) pedindo os presentes. Entretanto, a imagem que é de uma menina com um longo vestido dourado e branco.  

Em Nuremberg há um grande desfile de Natal e em cada ano uma menina é escolhida para representar o  ‘das Christkind’. Por toda a Alemanha também tem as mais charmosas feiras do advento que têm muita comida e decoração de Natal, mas, as mais famosas, são os enfeites de árvores feitos de vidro.

 

                        Frohe Weihnachten! 

natal alemanha.jpg