Calendário do Advento

         15 de dezembro - MÉXICO

  No México, o Natal é comemorado de 12 de dezembro a 6 de janeiro. De 16 de dezembro à véspera de Natal, as crianças costumam realizar as procissões de 'Posada'. Posada é espanhol para pousada ou hospedagem. São nove Posadas. Eles celebram a parte da história do Natal em que José e Maria procuraram um lugar para ficar. Para os Posadas, o exterior das casas é decorado com folhas verdes e lanternas de papel. Cada noite uma casa diferente dá a festa Posada. Na última Posada, na véspera de Natal, a posada tem uma manjedoura e figuras de pastores e, quando a casa for encontrada, um menino Jesus é colocado na manjedoura e as famílias vão para um serviço religioso noturno. Depois do serviço religioso, há mais fogos de artifício para comemorar o início do Natal.
Um jogo que costuma ser jogado nas festas da Posada é a piñata. Uma piñata é uma bola de barro decorada ou papel machê cheia de doces e pendurada no teto ou no galho de uma árvore. A piñata costuma ser decorada com algo parecido com uma bola com sete picos ao redor. Os picos ou picos representam os 'sete pecados capitais'.
É possível desfrutar dessa celebração tradicional no Parque Xcaret, muito próximo de Cancun. As Posadas acontecem nos nove dias que antecederam o Natal. É celebrado com canções natalinas, um desfile pelo parque e quebra de piñatas como uma espécie de grand finale. 


No México, a maioria das pessoas fala espanhol, mas Feliz Natal na língua Nahuatl (falado em algumas partes do México central) é 'Cualli netlācatilizpan' e na língua Yucateca Maia (falado em algumas partes da Península de Yucatán) é 'Ki'imak’.

natal mexico.jpg